Carregando...

ONU pede que o mundo renove seu compromisso com os pequenos negócios

  • Postada em : 28/06/2022
imagen

O dia 27 de junho é dedicado às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data reconhece a importância econômica e social dos pequenos negócios em todo o mundo. Este ano, o lema do Dia é “Resiliência e Reconstrução”, que ressalta o papel vital dessas empresas para uma recuperação justa e sustentável. No Brasil, esses empreendimentos representam 99% das companhias brasileiras e respondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No cenário global, o segmento responde por 90% dos negócios do mercado e mais de 60% dos postos de trabalho além de metade do PIB mundial.

De acordo com a ONU, o fortalecimento dos pequenos negócios ajuda a combater a pobreza, a criar postos de trabalho e a salvaguardar a subsistência de bilhões de pessoas, incluindo trabalhadores pobres, mulheres e jovens. “A pandemia de Covid-19 afetou de forma desproporcional os negócios das empresas micro, pequenas e médias. Juntas, elas são a alma da economia de comunidades ao redor do globo”, destaca o secretário-geral da ONU, António Guterres. Ele ainda pede que o mundo renove seu compromisso com as micro, pequenas e médias empresas para salvar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na construção de um mundo mais justo e próspero para todos.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, ressalta que os pequenos negócios fazem o Brasil gigante e são os responsáveis por movimentar, de forma significativa, a economia do país e do mundo. “A micro e pequena empresa, no Brasil e no mundo inteiro, é a teia que sustenta qualquer país. É a padaria, a loja de roupa, todos os segmentos da sociedade. O Brasil vem aperfeiçoando esse ambiente de melhoria de convivência com a micro e pequena empresa. Representamos hoje sete milhões de micro e pequenas empresas e cerca de 12 milhões de microempreendedores individuaisDa e emprega 55% dos brasileiros com carteira assinada”, destaca.

ONU e os pequenos negócios

O Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas foi proclamado por meio da Resolução 71/279 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 6 de abril de 2017. A data se une a outras comemorações no calendário com o intuito de destacar a relevância das micro, pequenas e médias empresas (MPME) no Brasil, como o Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas, celebrado em 5 de outubro.

Segundo o Banco Mundial, serão precisos 600 milhões de novos empregos até 2030 para absorver o crescimento da força de trabalho global, por isso essas empresas se fazem prioridade para muitos governos. Nos mercados emergentes, a maioria dos empregos vem de empresas médias que absorvem sete de cada 10 contratações.

Fonte: Agência Sebrae

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias