Carregando...

Startups de Direito avançam durante a pandemia e impulsionam a aceleração digital do setor

  • Postada em : 25/06/2021
imagen

Com as limitações físicas impostas pela pandemia e os desafios do trabalho remoto, muitos setores, até os mais conservadores, viram a necessidade de buscar soluções digitais inovadoras para atender a demanda de maneira rápida e eficiente.

Para o judiciário não foi diferente e os escritórios de advocacia e tribunais também estão se adequando a novas ferramentas tecnológicas. Isso tem impulsionado o avanço de startups de direito.

De acordo com Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, são mais de 150 dessas startups no mercado brasileiro. 

Judiciário aposta em inovação

Em pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Administração (FIA), cerca de 90% das empresas aderiram ao home office em 2020. Com isso, muitos profissionais aderiram à novas tecnologias. E, segundo o Datafolha, atualmente, 45% dos advogados utilizam algum software de gestão de processos em seu trabalho.

As tecnologias chegaram também nos tribunais. Atualmente, há pelo menos 13 deles no país, como o Supremo Tribunal Federal (STF), que já utilizam algum tipo de robô para trabalhos repetitivos ou inteligência artificial para tarefas como sugestão de sentenças e indicação de jurisprudência.

Escritório em nuvem
Se antes os advogados tinham uma rotina mais analógica, onde quase tudo era feito no papel e em pilhas de processos físicos, agora estes profissionais podem contar com os meios digitais e transformam tudo em um grande “escritório virtual”.

As startups podem disponibilizar o modelo de escritório em nuvem e arquivo de documentos, processos e dados de escritórios e advogados e  modelos de petições, capazes de serem preenchidas automaticamente. 

Por meio de atualizações e inovações, o meio jurídico avança cada dia mais para a digitalização.

 

Fonte: Previdenciarista

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias