Carregando...

ESG: conhecimento das práticas sustentáveis é fundamental para lideranças

  • Postada em : 25/03/2024
imagen

No cenário global, os princípios ESG, que englobam questões ambientais, sociais e de governança, têm conquistado uma crescente popularidade, sendo amplamente adotados por investidores e empresas preocupadas com a sustentabilidade. 

No Brasil, essa tendência não é diferente, com um número crescente de adeptos, especialmente entre aqueles que buscam investir em organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. 

A crescente importância das práticas ESG no cenário empresarial indica uma mudança significativa. Antes consideradas um diferencial, agora são essenciais para a competitividade das empresas. Especialistas afirmam que o ESG logo se tornará uma prioridade central para os líderes empresariais.

Pilares do ESG
Os pilares do ESG abrangem três áreas fundamentais da responsabilidade corporativa:

Meio Ambiente: refere-se às ações das empresas em relação ao impacto ambiental de suas operações, incluindo medidas para reduzir as emissões de carbono, gerenciar resíduos de forma responsável e utilizar recursos naturais de maneira sustentável.

Social: engloba questões relacionadas à equidade, diversidade e inclusão, direitos humanos, condições de trabalho e o envolvimento com a comunidade. As empresas são incentivadas a criar ambientes de trabalho seguros, promover a diversidade e respeitar os direitos humanos em todas as suas operações.

Governança: diz respeito à transparência, integridade e responsabilidade na administração da empresa. Isso inclui práticas de governança que garantam a prestação de contas, a equidade nas decisões e a gestão eficaz dos riscos.

Expansão das práticas sustentáveisAs diretrizes sustentáveis deixarão de ser um nicho para se tornarem parte integrante das operações empresariais, comparáveis aos departamentos de Marketing e RH.

As políticas ESG irão permear todos os processos empresariais, desde a tomada de decisões até a contratação de funcionários. Isso reflete a necessidade de compreensão dessas políticas por todos os líderes, equiparando sua importância às habilidades financeiras.

Benefícios da implementação dos princípios ESG
A implementação dos princípios ESG oferece uma série de vantagens para as empresas, incluindo:

Redução de custos: práticas ESG muitas vezes resultam em uma utilização mais eficiente dos recursos, levando a uma redução de custos operacionais. Isso inclui medidas como o uso de energia renovável, a redução de resíduos e a otimização do uso de matérias-primas.

Melhoria da reputação: empresas que adotam os princípios ESG geralmente desfrutam de uma melhor reputação junto aos stakeholders, incluindo clientes, investidores e comunidade. Isso fortalece a confiança na marca e pode aumentar a preferência do consumidor.

Fidelização de clientes: a crescente conscientização dos consumidores sobre questões sociais e ambientais significa que as empresas que demonstram um compromisso com a sustentabilidade estão mais propensas a conquistar e manter uma base de clientes leais.

Segurança para investidores: investidores estão cada vez mais considerando critérios ESG ao tomar decisões de investimento. Empresas que implementam práticas ESG demonstram uma gestão sólida e um compromisso com a sustentabilidade a longo prazo, o que pode atrair investidores preocupados com retornos financeiros sustentáveis.

Competitividade: a implementação de práticas ESG pode conferir uma vantagem competitiva significativa, destacando a empresa como líder em sustentabilidade e adaptável a regulamentações em evolução e mudanças nas preferências do consumidor.

Um estudo da Betania Tanure Associados revelou que 72% dos executivos perceberam um impacto positivo nas finanças ao adotarem medidas relacionadas ao ESG. Essa conclusão ressalta a eficácia dessas práticas em impulsionar os resultados das empresas.

Além de melhorar os resultados financeiros, as práticas ESG trazem benefícios para funcionários, sociedade e reputação empresarial, conforme indicado pelas seguintes estatísticas do estudo:

50% das empresas brasileiras estão preocupadas com o ESG;
84% adotam ações para a preservação ambiental;
71% influenciam sua cadeia de valor para adotar práticas ESG;
83% mitigam os impactos ambientais de sua atuação;
88% reconhecem o impacto positivo do ESG na reputação das companhias.
É essencial compreender que o conceito de ESG vai além da busca pelo lucro, incentivando práticas que promovem o bem-estar social, a preservação ambiental e a transparência na governança corporativa. Dessa forma, as empresas que adotam esses princípios contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, além de minimizarem seu impacto negativo sobre o meio ambiente e a comunidade.

Fonte: Contábeis

Voltar

Solicite uma Proposta, visita ou agende uma reunião!

Últimas Notícias